CONTROLE E FISCALIZAÇÃO – AGR participa da operação Nordeste Solidário coordenada pela OVG.

Moradores das regiões norte e nordeste de Goiás poderão oficializar reclamações junto a ouvidoria da AGR sobre as constantes quebra de ônibus nas estradas, falta e queda de energia e água, falta de guichê em rodoviárias, entre outros serviços.

Roberto Naborfazan**

A Agência Goiana de Regulação (AGR) estará, a partir do dia 22 deste mês de novembro, com equipes de trabalho na Operação Nordeste Solidário, coordenada pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e destinada a prevenir e minimizar os impactos das fortes chuvas previstas para a região, neste período do ano. A Ouvidoria Setorial e a Gerência de Regulação e Bens Desestatizados atenderão os usuários de energia, saneamento básico, transportes, terminais rodoviários, entre outros serviços, de 22 a 26/11 e de 06 a 10/12, em postos instalados com apoio das prefeituras locais.

Equipe da Ouvidoria Setorial da AGR recebe a primeira-dama Gracinha Caiado, durante Mutirão do Governo de Goiás

A AGR é órgão estadual responsável por regular, controlar e fiscalizar serviços públicos transferidos pelo Estado a terceiros por autorização, concessão ou permissão, nas áreas de saneamento básico, transporte rodoviário intermunicipal de passageiros, bens desestatizados, como os terminais rodoviários, unidades hospitalares administradas por Organizações Sociais (OSs) e outros. Por meio de convênio com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a AGR também fiscaliza a prestação de serviços de energia em todo o Estado.

A Operação

O trabalho da AGR começa na cidade de Teresina de Goiás, na manhã do dia 22, e segue para Cavalcante, no período da tarde. No dia seguinte, 23, as equipes vão atender em Alto Paraíso de Goiás, e no dia 24, na cidade de São João D’Aliança. Nos dias 25 e 26, as equipes prestarão atendimento na cidade de Formosa. Na semana seguinte, a atenção será dirigida aos municípios de Niquelândia (06 e 07/12), Itapaci e São Luiz do Norte (08) e Uruaçu (09 e 10).

Durante as visitas, os gestores e demais colaboradores da AGR vão atender os usuários e também atuar junto ao poder público municipal para informar os serviços disponibilizados pela autarquia nas áreas de saneamento, energia e transporte rodoviário intermunicipal de passageiros, entre outros setores regulados pela agência. “Vamos mostrar todo o suporte que a AGR pode dar à população, no caso de interrupção do fornecimento de energia ou de água, cobrando a execução de serviços pelas concessionárias Enel e Saneago”, afirma o ouvidor setorial da AGR, Francisco Vieira de Macedo, que estará com os colaboradores Adriano Guimarães e Marianne Pimenta.

Francisco Vieira de Macedo, ouvidor setorial, coordena ação da AGR no Nordeste do Estado

Francisco explica que a qualquer interrupção desses serviços, os usuários devem primeiro procurador os serviços de atendimento e a ouvidoria da concessionária. Caso não tenham seu problema solucionado, então, devem acionar a Ouvidoria Setorial da AGR. “Receberemos reclamações nas três áreas e também vamos tirar dúvidas dos usuários sobre cadastro social para os serviços de água e energia, em que o inscrito no CadÚnico do Governo Federal e que obedece a alguns critérios pode pleitear o desconto de 50% na conta de luz e de água”, explica.

Além desse esforço da Ouvidoria Setorial, em ouvir e encaminhar as demandas dos usuários, a AGR estará com fiscais da Gerência de Regulação e Bens Desestatizados para vistoriar os terminais rodoviários e, também, unidades de saúde geridas por OSs durante a operação.

A AGR está, ainda, fazendo gestão junto à Enel Goiás para que a concessionária reforce as equipes de atendimento na região norte e nordeste neste período, para que o atendimento aos chamados de emergência possa ser feito no menor tempo possível, a fim de evitar maiores prejuízos à população.

A Ouvidoria Setorial da AGR é referência entre as ouvidorias do Estado, por receber o maior número de demandas dos usuários de serviços públicos e também por apresentar um dos menores tempos de resposta entre as ouvidorias do Estado. Foi também a primeira a instituir o canal de reclamações por Whatsapp.

Atualmente, o funcionamento da Ouvidoria é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h para atendimento presencial, no terceiro andar do edifício-sede da Agência, na Avenida Goiás, 305, Ed. Visconde de Mauá, Centro; e das 8h às 18h para atendimentos de Call Center, WhatsApp e e-mail, exceto nos feriados e pontos facultativos.

São disponibilizados aos usuários os seguintes canais:

Exclusivo para saneamento básico e transporte intermunicipal- 0800-704-3200

Exclusivo para energia elétrica – 0800 727-0167

WhatsApp – 62-9.8480-7353

E-Mail: e-ouvidoria@agr.go.gov.br

Serviço:

Assunto: AGR participa da Operação Nordeste Solidário

Data: De 22 a 26/11 e de 06 a 10/12

Locais:

Terezina de Goiás e Cavalcante (22), Alto Paraíso (23) São João D’Aliança (24) e Formosa (25 e 26)

Niquelândia (06 e 07/12), Itapaci e São Luiz do Norte (08) e Uruaçu (09 e 10)

*** COM: Ascom da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás

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