SÃO JOÃO d’ALIANÇA – festa de aniversário ficará marcada na história do município.
Com estrutura e organização impecável, artistas de renome nacional, valorização dos artistas regionais, segurança reforçada (com apoio da Polícia Militar), atrações culturais e esportivas, brinquedos gratuitos para as crianças, farta alimentação e chopp distribuídos no domingo, a prefeita Débora Domingues fez uma das melhores e maiores festa de São João d’Aliança e região.
ATENÇÃO – Esta reportagem contém diversos vídeos e imagens em alta resolução, isso pode provocar a demora em abrir todo o conteúdo. Leia o texto enquanto abre todas as imagens.
Roberto Naborfazan
O desenvolvimento socioeconômico de um município, de um estado ou de um país, passa pela força dos investimentos feitos pelos respectivos governos em todos os setores da administração pública. Áreas básicas como saúde, educação, segurança e infraestrutura, tratadas com respeito e dedicação pelo gestor, repercutem positivamente no modo de vida da população.
No entanto, a cultura, o esporte e o lazer são, também, fundamentais para a formação dos jovens cidadãos, ao mesmo tempo em que aliviam as tensões do dia a dia de todos aqueles que participam ativamente do conjunto de ações que determinam o bem-estar da sociedade como um todo.
No 69º aniversário de emancipação política de São João d’Aliança, município que compõe a Chapada dos Veadeiros, na região nordeste de Goiás, a comunidade local, além de receber um resumo das principais ações nessas citadas áreas básicas, ganhou também, de presente, uma forte manifestação cultural, através de shows com artistas de renome nacional, com participação de estrelas regionais, que proporcionaram, consequentemente, lazer e descanso aos munícipes e visitantes.
Gabriela Rocha, Gino e Geno, Edy Brito e Samuel, Guilherme Santos, Darley e Adriano, entre outros, animaram o grande público que compareceu aos quatro dias de festa com portões abertos.
Planejada e executada com eficiência e bom gosto pela prefeita Débora Domingues Carvalhêdo Barros, respaldada por uma equipe afinada e atenta, a festa contou ainda com eventos paralelos, como o acendimento das luzes de natal na Praça do Skate e por toda a cidade, além de atividades esportivas, danças e show de calouros regado a bois, carneiros e leitoas assados no rolete, e muito chopp.
Abençoando a festa e a cidade, os festejos começaram no dia 10, com a 1ª Marcha para Jesus, que, sob o comando de Douglas Santos e dos Pastores Jhonata Dutra e Wellington, percorreu as principais ruas e avenidas da cidade, em um cortejo animado por lindos hinos e seguido por dezenas de veículos.
Logo em seguida, no espaço para shows, a paulistana Gabriela Rocha, renomada cantora e compositora brasileira de música cristã contemporânea, cantou e emocionou o grande público, composto em sua maioria por cristãos evangélicos, vindos de toda a região.
Na sexta-feira, 12, a noite começou com muita emoção para a população São-Joanenese, pois quem fez a abertura da festa foi Guilherme Santos, jovem talento nascido no município, que já se destaca no cenário musical brasileiro. “Em outras vezes que quis cantar para o público de minha terra, aconteceram alguns imprevistos, ou chovia, ou era fechamento de shows de outras artistas, e o público já cansado começava a ir embora. Hoje, graças a Deus e Débora Domingues, essa prefeita maravilhosa e acelerada, pude realizar o meu sonho de fazer a abertura e cantar com prazer e leveza para o público de minha cidade e de toda nossa região.” disse Guilherme Santos.
E o fez com qualidade, pois deixou a plateia acessa para a grande atração dos festejos, a tradicional e respeitada dupla Gino e Geno.
Os veteranos cantores, que iniciaram sua carreira na década de 1970, em cujo repertório inclui música sertaneja, música country, xotes e samba, com letras bem humoradas e ritmos dançantes e animados, não decepcionaram os fãs que, ansiosos, os aguardava.
Ainda lembrados pelo grande sucesso do inicio de carreira “As Águas do São Francisco”, Gino e Geno balançaram a plateia com hits como Ela chorou de amor, Coração cigano, Mulher que não dá voa, Eu vou beber veneno e Bebo pra carai, entre outros.
Entre um sucesso e outro, a dupla contou ao público um pouco do trabalho social que fazem Brasil adentro, usando recursos de brindes que vendem durante os shows.
Xodozinho, que atualmente é o acordionista (sanfoneiro) oficial da dupla Gino e Geno, além de ser um músico experiente e de alto gabarito, é sempre destaque a parte no shows com seu modo animado de tocar e se movimentar pelo palco, e não foi diferente o que ele fez em São João d’Aliança. Tocou, dançou e agitou a galera.
Durante a apresentação da dupla, o público aplaudiu a desenvoltura da prefeita Débora Domingues e seu esposo, Rafael Nunes, que subiram ao palco e deram uma verdadeira aula de dança.
Um pouco antes do inicio do show de Gino e Geno, Débora Domingues recebeu, no palco, diversas autoridades, entre elas a deputada federal reeleita, Magda Mofatto (PL), e seu esposo, Flávio Canedo.
Magda Mofatto é chamada de “madrinha” de São João d’Aliança devido a quantidade e valores em emendas destinadas ao município, que se transformam em pavimentação asfática e escola modelo, entre outras obras. Durante seu discurso, a deputada federal reiterou a parceria com Débora Domingues. “Quero agradecer ao povo de São João d’Aliança a confiança, mais uma vez, depositada em nosso trabalho. Foram 2.229 votos que nos ajudaram a permanecer trabalhando por Goiás. Obrigada, prefeita Débora. Quero dizer também que, mesmo acabando de ser reeleita, já destinei mais 2 milhões de reais para obras em São João d’Aliança.” Frisou Magda Mofatto.
No sábado, 12, última noite de shows, a animação da festa ficou por conta dos cantores regionais Darley & Adriano, que cantaram sucessos da dupla e de outros grandes nomes da música sertaneja, fazendo um excelente esquenta para a atração principal da noite, Edy Brito & Samuel.
Chamados durante muito tempo como a “dupla cigana”, os irmão Edy Brito & Samuel, nascidos na Bahia e radicados em Goiás, mostraram, no palco, músicas que os levaram ao sucesso nacional nesses quase doze anos de carreira.
Fui dando porrada, Mudar pra quê?, Metade da laranja, Homem chora sim, Eu tô caindo fora e a mais tocada em todo o Brasil, Ponto G, fizeram parte do repertório de “Modãos” que fizeram o público cantar e dançar até a madrugada, no espaço de shows na Praça da Rodoviária de São João d’aliança.
Detalhe é que, em todas as noites, após os shows, DJs se revezaram na animação do público que não arredava pé antes da alta madrugada.
Vale destacar que, com a presença de uma verdadeira multidão em todas as três noites de festa, e também no dia de domingo, exceto uma pequena desordem provocada por baderneiros já no encerramento da festa na madrugada do dia 11, devidamente reprimida pelo forte esquema de seguranças e pela Polícia Militar, que compareceu, inclusive, com equipe de Operações Especiais, o evento transcorreu dentro de um ambiente de paz, harmonia e muita alegria.
Outro ponto a se destacar durante as noites do evento, é o camarote reservado a autoridades e convidados da prefeita. Geralmente, esses espaços são reservados apenas para uma melhor observação dos shows. No entanto, a prefeita Débora Domingues e sua equipe colocaram a disposição dos convidados um Buffet (cuidadosamente preparado pelo Chef Tiago Terhorst e Juliana Rosa, do Cema Buffet) com petiscos e deliciosas iguarias, além de eficientes garçons, como o João, que serviram com muita gentileza, bebidas e refrigerantes à todos que ocuparam o espaço durante a festa.
Em breve análise sobre o evento festivo, Débora Domingues aponta que “Depois de dois anos, estamos retomando as comemorações do aniversário da cidade. Vejo como de grande importância, porque, com isso, promovemos o entretenimento, o lazer para nossa comunidade, ao mesmo tempo em que circula dinheiro no comércio e alavanca o turismo. Claro que essa festa não poderia ser feita, se nossa gestão estivesse deixando de lado as necessidades essenciais. A partir do momento que nós, como gestores, estamos investindo em áreas básicas e primordiais como saúde, educação, infraestrutura, segurança pública e assistência social, entre outras, com planejamento e organização, aplicando os recursos com zelo, honestidade e eficiência; acredito que seja de extrema necessidade investirmos também no esporte e no lazer, e é isso que estamos fazendo em São João d’Aliança. Essa festa não aconteceu de última hora, foi tudo muito bem planejado. Desde o inicio deste ano que a gente verificou quais cantores poderíamos contratar para fazer uma festa com qualidade, com renome nacional, mas que o valor do show não fosse tão elevado. A partir daí fomos pagando aos poucos, para que, no período do aniversário da cidade, já estivéssemos com a festa toda praticamente quitada. E é muito bom a gente ver a alegria, a satisfação e o reconhecimento do povo com esse tipo de festa tão bem organizada, para todas as idades, com muita segurança, uma diversão de fato, muito saudável. Com isso nosso município só tem a ganhar, pois fica conhecido, quem vem nos visitar passa a querer retornar para conhecer mais nossas potencialidades, nossos munícipes também se alegram, aumenta a autoestima de quem vive aqui, pois esse tipo de evento desperta o sentimento de pertencimento, de orgulho em ser São-Joanense, de morar no Portal da Chapada dos Veadeiros, e isso nos traz, enquanto gestores e filhos dessa terra, muita satisfação. Aproveitamos também para fazermos, antecipadamente, como abertura dos festejos de aniversário do município, o acendimento das Luzes Natalinas, que foi adiado em primeiro momento por causa de fortes chuvas, mas, com o esforço de nossa talentosa equipe, que nos coloca em nível de grandes centros no quesito talento e capacidade de fazer, nossa decoração natalina embelezou toda a cidade, provocando a curiosidade de visitantes e pessoas de passagem, sobre quem fez tão belas estruturas para o suporte da iluminação, como a árvore de natal na Praça do skate, tornando nossas praças em locais de lazer e convívio social.” Resumiu a prefeita Débora Domingues.
Domingo de Shows, churrasco e chopp.
Encerrando a festa, no domingo, 13, dia em que São João d’Aliança completou 69 anos de emancipação política, a prefeita Débora Domingues e sua equipe ofereceram um verdadeiro banquete, com muita diversão, para o grande número de populares que compareceu ao espaço de shows para cantar os Parabéns para a terra Capetinga.
Foram quatro bois, quatro carneiros, cinco porcos, todos assados no rolete, regados a dois mil litros de chopp e muita música, tendo em revezamento no palco, Ronildo Matos, Gabriel Teles, Ewerton Barros e Banda Mileator.
Teve ainda o show de calouros e diversas apresentações culturais e esportivas, como ciclismo, atletismo, danças, a participação do Clube de Desbravadores Centaurus e a apresentação de Karatê feita por atletas infanto-juvenis, e também brinquedos infláveis, algodão doce e pipoca á vontade para a criançada, que fizeram do domingo de aniversário uma celebração festiva que ficará na memória da comunidade São-Joanense.
Organização e trabalho em equipe
Como tem sido a marca de sua gestão, a prefeita de São João d’Aliança, Débora Domingues, planejou com bastante antecedência cada detalhe dessa primeira festa de aniversário do município depois da pandemia da Covid-19.
As contratações dos artistas, pagas parceladamente, evitando contratempos de última hora, a excelente estrutura de palco e iluminação, grupo de seguranças, todo o espaço para shows com quiosques e praça de alimentação, deram ao grande público a tranquilidade para curtirem as atrações com conforto e comodidade, tudo isso feito com recursos dos cofres municipais, economizado, segundo a prefeita, centavo por centavo.
Para que tudo isso fosse feito, Débora Domingues foi respaldada por uma equipe de auxiliares coesa e comprometida em fazer o melhor para que o evento fosse o sucesso que acabou sendo. Na linha de frente dessa equipe estava o esposo da prefeita, Rafael Nunes, e o secretário adjunto de administração, Elder Luciano, sempre atento a todos os detalhes, e na orientação e auxilio aos colegas de trabalho.
Luzes Natalinas
Aproveitando os festejos do 69º aniversário de emancipação política de São João d’Aliança, a prefeita Débora Domingues fez, paralelamente, o acendimento oficial das luzes natalinas na Praça do Skate, na Praça Olhos d’água da Marçala e por toda a cidade. Veja as imagens no vídeo abaixo.
O evento, na praça do skate, contou com a participação de alunos e professores do Colégio Visão e do CEPI Frederico Bernardes Rabelo, que fizeram encenações teatrais e cantatas natalinas.
“É muito bom ver nossa comunidade presente neste evento, com a participação das crianças. Neste ano em que pudemos retornar nossas atividades festivas, contamos com a parceria dos alunos e professores do Colégio Visão e do CEPI Frederico Bernardes Rabelo, mas, no próximo ano, se Deus quiser, vamos realizar o acendimento das Luzes Natalinas em vários pontos da cidade, com a participação de todas as escolas do município. As vezes deixamos de lembrar que aqui, onde está a Praça do Skate, o Portal de entrada e o lago, era apenas uma área de terra mal cuidada quando assumimos a gestão do município. Hoje, além de ser um local de lazer e descanso para moradores, é também um ponto de parada para visitantes tirar fotos e levar nossa cidade como lembrança. E a Praça está agora mais bonita e iluminada com essa maravilhosa decoração natalina feita por nossa equipe. Quero destacar a beleza e o cuidado da árvore de natal feita por nossa amigo José Roberto, o Beto Ello Agricola.” Disse a prefeita Débora Domingues.
Antes do acendimento das Luzes Natalinas, crianças e adolescentes das duas entidades escolares divertiram e emocionaram pais, parentes e amigos que prestigiaram em grande número o evento.
O hino nacional cantado a Capela (sem som instrumental ou Playback), bebês do jardim de infância cantando e dançando coreografia ensaiada, cantos e encenação teatral para o acendimento das Luzes, transformara o ato em um grande espetáculo de evangelização por meio de canções e representação teatral do milagre que une os povos cristãos em irmandade no nascimento de Jesus, comemorado no dia 25 de dezembro.
FOTOS E VÍDEOS – Willian Rodrigues
Parabéns ao Diretor do Jornal pela reportagem de excelência. Essa Prefeita destaque do nordeste goiano, articulada, acelerada, que administra o Município com seriedade e competência inquestionável! Eu estou aqui encantada com tudo, mas amei o acendimento das luzes de natal que teve a participação do meu neto Arthur(5 anos) do Colégio Visão , no papel do Rei Mago Gaspar ( de vermelho) Presépio Vivo!🙏🏻❤️👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Agradecemos a leitora Maria Neuzair Pereira Barbosa pela deferência com nosso trabalho.