Detran-GO: Audiência pública debate intervenção federal

A ausência de representantes do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás
(Detran-GO) foi mencionada diversas vezes por autoridades e servidores presentes na audiência pública realizada na terça-feira (20), na Assembleia Legislativa de Goiás.

Foi participantes na audiência pública sugeriram, entre outros temas, a criação de uma comissão suprapartidária de deputados estaduais para reivindicar a pauta de solicitações dos servidores do Detran

O evento, promovido pelo deputado estadual Mauro Rubem (PT) objetivou debater as denúncias de irregularidades e também a intervenção do governo federal no órgão.
O parlamentar petista justificou a realização da audiência: “Vivenciamos diversos problemas no Detran goiano, como o uso da UEG [Universidade Estadual de Goiás] para a emissão de CNH’s, filas longas, prédios inadequados no interior, além da infiltração da quadrilha de Carlinhos Cachoeira na instituição.”
Tais problemas foram apresentados por Mauro Rubem em denúncia ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que acionou o Conselho Nacional de Trânsito (Contran). As denúncias do petista resultaram na auditoria federal entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro no Detran-GO. Os resultados ainda não foram divulgados.
O Presidente da Associação e do Sindicato de Servidores do Detran-GO, Wanderlei Gonçalves, apresentou o laudo produzido paralelamente à auditoria do Contran. Wanderlei criticou a atuação de grupos particulares nas decisões e nos contratos do órgão.
“Existe um descontrole também com relação aos documentos e papeis oficiais como o DUT, que, em caso recente, em Silvânia, desapareceram simplesmente 400 destes documentos, que significarão mais 400 carros roubados que terão o documento falsificado com papel oficial no Estado”, denunciou o vice-presidente da Associação e do Sindicato de Servidores do Detran-GO, João Bosco Almeida da Costa.
A audiência pública contou ainda com a presença da presidente do Sindicato dos Servidores do Detran de Mato Grosso, Veneranda Acosta Fernandes. Para ela, percebe-se, em todo o país, “uma tendência de loteamento das funções do Órgão”. “Nós estamos de olhos voltados para todas as movimentações que acontecem pelo País e queremos organizar um movimento nacional para que estes desmandos sejam encerrados”, concluiu.

Encaminhamentos
Ao final do evento, Mauro Rubem colocou como encaminhamento a criação de um grupo para tratar do assunto e este ficará incumbido de acompanhar o andamento da auditoria realizada pelo Denatran. Foi sugerida ainda que se crie uma comissão suprapartidária de deputados estaduais para reivindicar a pauta de solicitações dos servidores do Detran.
Outro grupo será também criado para elaborar um dossiê do órgão e estimular que o mesmo seja feito nos demais Estados da federação. Um grupo de trabalho nacional apresentará ainda as mudanças que querem nas unidades do Detran.
Por fim, será apresentado ao Detran goiano as diretrizes e conclusões retiradas desta audiência pública e ainda será promovida nova audiência, desta vez no Congresso Nacional, em abril de 2013, com o material já produzido pelos grupos de trabalho.(Assessoria de Comunicação)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *