Rádiodifusão: BNDES poderá financiar rádios comunitárias

Agência Câmara

A Câmara analisa o Projeto de Lei 4133/12, do Senado, que prevê a concessão de financiamento pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) às entidades detentoras de autorização para a exploração de serviço de radiodifusão comunitária.
De acordo com a proposta, os recursos poderão ser utilizados para aquisição de equipamentos, modernização de instalações e de sistemas radiantes, produção de programas culturais e educativos, programas de formação profissional e apoio à atuação de conselhos comunitários. Pelo texto, o financiamento poderá ser pago em até dez anos com prazo de carência de dois anos.
O senador licenciado Marcelo Crivella, autor da proposta, argumenta que a troca dos equipamentos básicos para adoção de padrão digital ficará em torno de US$ 30 mil. “Com esse valor, pouquíssimas operadoras conseguirão, por conta própria, permanecer em atividade”, alerta.

Tramitação
A matéria tramita em caráter conclusivo e será examinada pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saúde
Conecta Sus aprimora comunicação na área da saúde

O Conecta SUS, programa criado pela Secretaria de Estado da Saúde-SES-GO, para romper barreiras geográficas, facilitando a comunicação entre as pessoas ligadas ao SUS, vai ganhar um novo impulso com a aparelhagem técnica para informatizar os municípios. Os kits que permitem treinamento “on line” estão em fase de licitação e são compostos por duas tvs tela plana 46 polegadas, uma webcam, um microfone, um computador, pedestais e mesa. Os equipamentos serão disponibilizados às regionais de saúde e superintendências da SES-GO, além das secretarias municipais de saúde que aderirem ao programa.

Piloto
De acordo com a gerência de Tecnologia da Informação, o piloto do programa irá começar nas regionais Entorno Sul, Nordeste, Estrada de Ferro e Central. Na segunda fase abrangerá as demais regionais do Estado.  Segundo Luiselena Luna, gerente de TI, a ferramenta exibe virtualmente indicadores, mapas e gráficos de forma didática, com dados da saúde pública de Goiás acessados com facilidade para a troca de informações via internet (on line) por participantes nos municípios, nas regionais, na sede da SES-GO e no Ministério da Saúde. “A ideia é mostrar os indicadores e colaborar com os profissionais de saúde, democratizando a informação no sentido de melhorar a análise da situação da saúde no estado”, explica.   A gerente esclarece o dinamismo do programa torna mais ágeis avisos de epidemias, por exemplo.

Panorama
Os indicadores e panorama de saúde são de fácil interpretação e exibem as cores verde (bom), amarelo (médio) e vermelho (ruim). Os dados são relativos à dengue, cobertura vacinal e dados da Atenção Básica como mortalidade infantil, sífilis congênita, óbito materno investigado e pré-natal, distribuídos por municípios e regiões do Estado. Ao monitorar e analisar os indicadores disponibilizados, o gestor da saúde tem a segurança para planejar ações concretas e com isso agilizar respostas na promoção da saúde e na prevenção de doenças.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *