Campos Belos: Seminário debate futuro político do município
O município de Campos Belos recebeu, no inicio de setembro, o debate do seminário estadual O Que Esperamos do Próximo Prefeito. Sardinha e Elzita compareceram, Ninha faltou.
Rhudy Crysthian*
O evento contou com a presença de dois dos três candidatos á vaga de prefeito. O candidato faltoso, politicamente conhecido como Ninha, da coligação Transparência, honestidade e trabalho, não justificou sua ausência. O debate do Seminário O Que Esperamos do Próximo Prefeito é uma realização da Faeg, com sua rede de Sindicatos Rurais e Sebrae.
O debate, realizado no salão do Rotary, obedeceu as regras exigidas pela legislação eleitoral vigente. O encontro foi todo acompanhado pela equipe jurídica da Faeg. Os debates fazem parte da segunda etapa do projeto. A primeira foi realizada nos meses de abril e maio nos municípios goianos, dividido em oito regiões, onde os produtores, e membros da comunidade participaram dos seminários locais. De todas as consultas e tabulações dos relatos foram elaboradas Agendas de Desenvolvimento Municipal de cada um dos municípios, contendo todas as expectativas levantadas pelos participantes e que serão apresentadas aos candidatos nessa fase dos debates municipais.
As Agendas de Desenvolvimento Municipal foram distribuídas pelo presidente do Sindicato Rural de Campos Belos, Luiz Otino Brito Oliveira. No documento, ficou constatado as carências do município em infraestrutura municipal, destinação do lixo tanto da zona rural quanto da área urbana, finanças públicas e gargalos na área da educação.
O candidato à reeleição, pela coligação Campos Belos para todos, comentou suas propostas para a criação de uma patrulha rural, patrulha mecanizada e sues projetos para trazer ao município verba para projetos contemplados pelo Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal, o PAC 2. “Precisamos dar continuidade ao trabalho que começamos há quase quatro anos”, disse.
Já a candidata, politicamente conhecida como Elzita (PT), destacou suas propostas sobre investimentos em educação e saúde. Ela falou também dos projetos de governo para atender as famílias da zona rural. “Vamos trazer do governo federal recursos para colocar nossa cidade entre as melhores da região”, disse. A candidata também conta com recursos do PAC 2.
Seminários
O seminário O Que Esperamos do Próximo Prefeito segue o exemplo de outros dois projetos que reafirmam a maior participação do setor produtivo rural no processo político. O primeiro, realizado em março de 2010, na sede da Faeg, em Goiânia, foi desenvolvido em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e reuniu as propostas e diretrizes dos Estados do Centro-Oeste brasileiro em documento produzido durante o Seminário O Que Esperamos do Próximo Presidente e que foi entregue aos candidatos à presidência da República.
Outro exemplo dessa participação foi o Seminário O Que Esperamos do Próximo Governador. Uma série de oito seminários regionais realizados nos meses de abril e maio de 2010. Nos encontros, produtores e sociedade foram estimulados a participar e a apresentar quais os anseios e necessidades em relação ao chefe do executivo estadual eleito. *(Gerência de comunicação do Sistema Faeg)