ALÍVIO NO BOLSO – Em São João d’Aliança, IPTU 2022 não terá reajuste.
Os valores serão os mesmos praticados em 2021, e, além disso, o contribuinte que decidir pagar o IPTU em cota única, até 30 de junho de 2022, terá desconto de 20% no valor.
Roberto Naborfazan
Enquanto prefeitos de vários municípios do Estado de Goiás elevaram o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU realtivo ao ano de 2022, alguns com taxas tão exorbitantes que os contribuintes estão tendo que recorrer à justiça para eventuais revisões, como é o caso da capital do estado, Goiânia; Débora Domingues Carvalhêdo Barros, prefeita de São João d’Aliança, município da região da Chapada dos Veadeiros, no nordeste goiano, determinou a Secretaria Municipal de Finanças que não faça nenhum reajuste do imposto na cidade.
Os valores serão os mesmos praticados em 2021, e, além disso, o contribuinte que decidir pagar o IPTU em cota única, até 30 de junho de 2022, terá desconto de 20% no valor.
A decisão leva alívio para muitas famílias, principalmente aquelas que, com a pandemia da Covid-19, enfrentaram problemas com desemprego, doenças e outros tipos de contratempos que provocaram a diminuição da renda familiar.
Segundo orientações passadas pela Secretaria Municipal de Finanças, quem tiver alguma dúvida ou precisar de mais informações e/ou benefícios, deve procurar o Departamento de Arrecadação na Prefeitura Municipal ou ligar no telefone (62) 3438-1161.
Uso e responsabilidade
Tendo em vista que o gerenciamento da cobrança do IPTU é de responsabilidade das prefeituras, o mesmo vale para a administração do valor arrecado. Neste sentido, é importante informar que a quantia fica retida nos cofres do município, podendo ser investido em obras por toda a cidade.
O dono do imóvel é o responsável pelo pagamento do imposto. É em seu nome que está enviado o boleto de pagamento do imposto e, se houver atraso, a multa com a prefeitura é feita no seu nome.