Ação do PAC-2 em Goiás: 35 municípios recebem retroescavadeiras

 

Prefeito de Alto Paraíso, Álan Barbosa, ladeado por prefeitos dos municípios beneficiados, exibe chaves da retroescavadeira

O Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA por meio do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2, entregou na sexta-feira,29, 35 retroescavadeiras para os municípios constantes nos Territórios da Cidadania em Goiás.

Comandando a solenidade de entrega das retroescavadeiras, esteve o delegado federal do Desenvolvimento Agrário em Goiás, Otacílio Alves Teixeira, que no ato representou o ministro Pepe Vargas. Em seu discurso, Otacílio falou da importância das políticas públicas implementadas pelo atual governo federal em apoio a agricultura familiar e a agricultura de maneira geral. “Essas máquinas, que serão usadas principalmente na recuperação e construção de estradas vicinais no meio rural, são um importante apoio aos pequenos produtores. Esse trabalho irá facilitará o acesso desses produtores a mercado agropecuário, promoverá o escoamento da produção e consequentemente o desenvolvimento econômico dessas cidades e suas respectivas regiões. Também auxiliarão na conservação de açudes e nascentes e facilitará o transporte escolar de crianças e jovens da área rural”, afirmou o delegado do Ministério de Desenvolvimento
Agrário.
Presente a solenidade de entrega das máquinas, o assessor da Subchefia de Assuntos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Olmo Xavier, que no ato representou a presidente Dilma Rousseff, lembrou aos prefeitos que existem muitos outros programas federais criados especificamente para atender a cidades com até 50 mil habitantes. “O programa ‘Minha Casa Minha Vida’ que possui recursos específicos para essas cidades menores e linhas de financiamento para pavimentação e outras ações”, exemplificou Olmo.
Segundo o prefeito de Alto Paraiso, Álan Barbosa, maquinas modernas como a retroescavadeira são de extrema importância para os pequenos municípios “Quando participamos das várias reuniões do Território da Cidadania Chapada dos Veadeiros, restavam dúvidas sobre a concretização de muito daquilo que ali era debatido, hoje estamos vendo que valeu a pena e as metas estão sendo atingidas e o governo federal, mais uma vez, resgatando seus compromissos com os municípios.” frisou.
Em nome dos 35 prefeitos, falou a prefeita do município de Sítio D’Abadia, Dorinha Antônio de Sousa Oliveira. Ela parabenizou o governo federal pala atenção prestada aos pequenos municípios. “Tenho certeza que as máquinas irão beneficiar muito, não só a minha cidade, mas também todas as outras que estão recebendo, bem como as regiões onde estão esses municípios”, ressaltou.
A entrega das máquinas integra a segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), que prevê a recuperação e construção de estradas vicinais por meio da doação de equipamentos para municípios com até 50 mil habitantes. O MDA investiu cerca de R$ 5,6 milhões na ação, que beneficiará mais de 16,3 mil agricultores familiares locais, assentados da reforma agrária e comunidades tradicionais, como por exemplo, as comunidades kalungas de Goiás.
Nesta etapa estarão sendo contemplados os Territórios da Cidadania: Chapada dos Veadeiros (Alto Paraíso de Goiás, Campos Belos de Goiás, Cavalcante, Colinas do Sul, Monte Alegre de Goiás, Nova Roma, São João D’Aliança), Vale do Paranã (Alvorada do Norte, Buritinópolis, Damianópolis, Divinópolis, Flores de Goiás, Guarani de Goiás, Mambaí, Posse, São Domingos, Simolândia e Sítio D’Abadia), Rio Vermelho (Buriti de Goiás, Carmo do Rio Verde, Goiás, Guaraíta, Heitoraí, Itaberaí, Itaguari, Itaguaru, Itapirapuã, Itapuranga, Morro Agudo de Goiás, Mossâmedes, Sanclerlândia, Taquaral e Uruana) e o município de Baliza, que integra o Território Médio Araguaia.
Estes equipamentos têm como objetivo atender às populações rurais com a recuperação das estradas vicinais para facilitar o escoamento da produção, dentre outros.
Até o momento, o MDA entregou 840 máquinas, beneficiando 858 municípios brasileiros. Neste primeiro momento, serão entregues 1.275 máquinas a 1.299 municípios, ao custo total de aproximadamente R$ 212 milhões. O Rio Grande do Sul foi o primeiro estado a receber os equipamentos, em dezembro de 2011.
Participaram da solenidade de entrega da retroescavadeiras, o prefeito de Goiânia,Paulo Garcia, os deputados federais Marina Santana e Pedro Chaves; os deputados estaduais Luis Cézar Bueno e Mauro Robem; o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Goiás, Antônio Flávio; o superintendente regional do Banco do Brasil em Goiás, Neirim Goulart Duarte; o secretário de Governo de Goiânia, professor Osmar Magalhães, e ainda vereadores primeiras-damas dos 35 municípios beneficiados.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *