Especialista explica riscos da arritmia cardíaca

A arritmia cardíaca ocorre quando o ritmo normal do coração fica alterado, produzindo freqüências cardíacas rápidas, lentas ou irregulares. Existem diversas causas para o problema, entre elas: doenças das artérias coronárias, do músculo cardíaco e infecciosas. Mas também podem ser decorrentes de ansiedade, medicações ou exercício.
O cardiologista, Milton César Moura, garante a necessidade de preocupação aos primeiros sintomas. “Na grande maioria das arritmias, principalmente as taquicardias, a pessoa tem a sensação de ‘batedeira’, de palpitação. O coração fica acima de seu ritmo. Esse sintoma, que a princípio parece ser simples, pode esconder problemas graves, com risco de morte súbita. Por isso a importância das campanhas de conscientização, para que as pessoas que possuem tais sintomas procurem o cardiologista para fazer uma avaliação”.
Muitas arritmias não apresentam sintomas. Mas algumas vezes, quando o problema é mais grave, o paciente pode apresentar até mesmo confusão mental, fraqueza, pressão baixa, dor no peito.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *