SEGURANÇA NO CAMPO – Programa Patrulha Rural Georreferenciada deve ser implantado em Campos Belos.

O foco é dar maior segurança aos agricultores e também aos moradores na zona rural, além de garantir fiscalização mais intensa nas estradas vicinais do município.

Roberto Naborfazan**

Em reunião realizada na sede do Sindicato Rural na última quarta-feira, 19, autoridades de Campos Belos, no extremo nordeste goiano, debateram a implantação do Programa Patrulha Rural Georreferenciada no município.

Autoridades Civis e Militares em reunião que debateu a implantação do Patrulhamento Rural Georreferenciado em Campos Belos (GO)

O foco é dar maior segurança aos agricultores e também aos moradores na zona rural, além de garantir fiscalização mais intensa nas estradas vicinais, buscando trabalhar com um policiamento de proximidade com essas pessoas, para estreitar o vínculo de confiança e assegurar a efetividade das ações de prevenção criminal primária.

Criado através da Lei nº 20.488/2019, que dispõe sobre a missão primordial da unidade, a execução do policiamento rural no estado de Goiás, o Programa Patrulha Rural Georreferenciada dá ao produtor rural a tranquilidade e serenidade de que, se houver algo na sua propriedade, a resposta será rápida.

Campos Belos, por ser um município polo, fazendo divisa com os estado do Tocantins e Bahia, tem diversas rotas viárias em sua zona rural, entre elas os acessos a Bahia, pelo distrito de Pouso Alto, a BR – 020, no sentido Divinópolis/São Domingos, no sentido Arraias/Palmas (TO) e também os Povoados do Barreirão e Porteiras, além das propriedades que margeiam a GO 118, rumo ao Distrito Federal.

Presidente da Câmara de vereadores, Rafael Miranda Santos, Capitão Couto e o prefeito Pablo Geovani firmam parceria para a implantação da Patrulha Rural no município.

Na reunião, que teve a participação do prefeito Pablo Geovani, do presidente da Câmara de vereadores Rafael Miranda Santos, que estava acompanhado por seus pares, o vereador Bilú e a vereadora Ivone do Touro, do comandante do 42ª Companhia Independente de Polícia Militar – 42ª CIPM (Campos Belos/Monte Alegre de Goiás) Major João Afonso Berquo, do presidente do Sindicato Rural de Campos Belos, Orlando Gonçalves Júnior, secretários municipais, além de produtores rurais e pessoas da sociedade organizada, o Capitão Couto, Comandante da  Patrulha Rural Georreferenciada (5ª CIA BPMRural), que é também responsável pelas operações do grupamento em todo o nordeste goiano, afirmou que, com o empenho das autoridades, tanto do executivo, quanto do legislativo municipal, e contando ainda com o respaldo do Sindicato Rural local para que a parceria seja firmada, existe a possibilidade de que, em aproximadamente quinze dias, o Patrulhamento Rural Georeferenciado seja implantado em Campos Belos.

Segundo afirmou o Capitão Couto, o Patrulhamento Rural em Campos Belos terá viatura específica e fará seu trabalho em parceria com o comando da 42ª CIPM.

O Patrulhamento Rural Georeferenciado conta com a parceria da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e dos Sindicatos Rurais em todas os municípios que atua.

O prefeito Pablo Geovani agradeceu ao Capitão Couto a disposição em levar esse importante benefício para a região, e estendeu os agradecimentos ao Comandante-Geral do Batalhão Rural, Tenente Coronel André Luiz de Carvalho, assim como a todos que se empenharam por essa conquista.

***Com a colaboração do radialista Hamilton Mendes.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *