Aparecida de Goiânia: Prefeito entrega melhorias para a Saúde

Prefeito Maguito Vilela “Vamos mostrar ao Brasil que Aparecida de Goiânia está unida pela luta contra as drogas”.

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), e o secretário de Saúde do município, Paulo Rassi, inauguraram na quinta-feira (09/02), a sede do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) Bem-Me-Quer 2, no Jardim Iracema, e entregaram seis novas ambulâncias – sendo uma para cada Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) – e uma Kombi para o Programa de Atenção Domiciliar (PAD). “Estamos investido para melhorar o atendimento na saúde, porque mais de 90% da população de Aparecida é depende do SUS”, frisou o peemedebista.
O CAPS funcionava numa casa no Setor Araguaia, que não comportava mais a demanda. A nova sede fica próxima a Rodoviária de Aparecida e conta com oito salas, sendo três consultórios, área de lazer, piscina, campo de futebol e pode atender simultaneamente até 200 reabilitandos. “Este é mais um passo para darmos ainda mais oportunidades de reinserção social para essas pessoas que tanto precisam” afirmou a coordenadora do CAPS Bem-me-quer, Maria Denise Batista.
As novas ambulâncias e o veículo para atender o PAD foram adquiridos com recursos da Secretaria de Saúde de Aparecida.  As antigas serão reformadas e deslocadas para o atendimento de transporte sanitário. “É bom lembrar que Aparecida de Goiânia foi a primeira cidade do Brasil a ter um CAPS AD (Centro de Atendimento Psicossocial – Álcool e Drogas). E esta aqui é mais uma vitória do povo desta cidade”, contou Paulo Rassi.
As ambulâncias serão encaminhadas para as unidades de saúde CAIS Garavelo, CAIS Nova Era, Pronto Socorro Municipal, Maternidade Marlene Teixeira, Mini CAIS Colina Azul e Centro de Saúde Madre Germana. Os veículos são equipados com cilindro de oxigênio, suporte para soro, fluxômetro, umidificador,aspirador e  armário para medicamentos.
Durante a solenidade houve uma apresentação do Batuca CAPS, um grupo de rap formado por recuperandos de outras unidades. “É preciso reconhecer a luta de cada uma dessas pessoas que está aqui hoje. Esta é uma luta pela vida. Estamos todos juntos nesse front. Vamos mostrar ao Brasil que Aparecida de Goiânia está unida pela luta contra as drogas. Agradeço a todos pelo belo trabalho. Vamos construir juntos a cidade dos nossos sonhos” – conta Maguito Vilela.
Além de Maguito e Paulo Rassi, estiveram presentes na solenidade: o deputado federal Leandro Vilela (PMDB); o deputado estadual Daniel Vilela (PMDB); secretários Carlos Eduardo de Paula Rodrigues (Fazenda); Júlio Lemos (Comunicação); Samuel Borges (Desenvolvimento Urbano); Domingos Pereira (Educação); Limênia Alves (Habitação); e os vereadores Ezízio Barbosa (PMDB) e Helvecino Moura (PT).

CAPS
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) é uma instituição destinada a acolher as pessoas acometidas por transtorno mental, estimular sua integração social e familiar, apoiá-las em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecer-lhes atendimento médico e psicológico. Sua característica principal é buscar integrá-las a um ambiente social e cultural concreto, designado como seu “território”, o espaço da cidade onde se desenvolve a vida cotidiana de usuários e familiares. O êxito do acolhimento da crise é essencial para o cumprimento dos objetivos do CAPS, que é de atender as pessoas acometidas por transtornos psíquicos graves e evitar as internações. Entre os elementos principais do trabalho que inclua a saúde mental, estão a subjetividade, o entendimento e o respeito pelas diferenças, o que possibilita o estabelecimento de vinculo, o qual vai sendo constituído através do acolhimento, do terapeuta de referencia e do projeto terapêutico individual.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *