COMUNIDADE KALUNGA – Mais de 5 mil adultos começaram a ser vacinados contra a Covid-19 nesta sexta-feira.

 “Esse povo, minha gente, carrega séculos e séculos de história na pele. São pessoas que preservam sua cultura como quem cuida do bem mais precioso.” Escreveu Ronaldo Caiado.

Roberto Naborfazan

Através de postagem em suas redes sociais o governador Ronaldo Caiado, (Democratas),  afirmou que a partir desta sexta-feira, 05, todos os 5.252 adultos das comunidades Kalunga de Cavalcante, Monte Alegre e Teresina de Goiás receberão a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Todos os 5.252 adultos das comunidades Kalunga de Cavalcante, Monte Alegre e Teresina de Goiás receberão a primeira dose da vacina contra a Covid-19, afirmou o governador Ronaldo Caiado. FOTO: André Saddi

Ela afirma, que quase todos os adultos que vivem nas 39 comunidades dos três municípios devem ser imunizados. Segundo Ronaldo Caiado a vacinação ocorrerá de casa em casa para que ninguém fique de fora.

“A emoção é grande ao anunciar que amanhã (o anúncio foi feito na quinta-feira, 04) todos os 5.252 adultos das comunidades Kalunga de Cavalcante, Monte Alegre e Teresina de Goiás receberão a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Fiz o compromisso de cuidar de cada um dos 7,2 milhões de goianos, sobretudo dos mais vulneráveis.” escreveu Caiado.

Em outra rede social, Ronaldo Caiado lembrou ainda que os quilombolas têm séculos de história e ressaltou a importância cultural do mesmo. “Esse povo, minha gente, carrega séculos e séculos de história na pele. São pessoas que preservam sua cultura como quem cuida do bem mais precioso.” Apontou o governador.

A secretária da Associação Quilombola Kalunga (AQK), Natália Moreira dos Santos, celebrou a conquista. “Esta foi busca muita grande da associação. Isso representa muito, é um grande avanço.”

Já o presidente da Associação Quilombo Kalunga, Jorge Moreira, disse que o pedido de vacinação foi realizado na semana passada, via ofício à Secretaria de Saúde do Estado de Goiás (SES-GO). “Por ter conseguido a vacina, vamos conseguir salvar vidas a tempo. Somos gratos a rede de saúde estadual e municipal por ter atendido nosso pedido tão rapidamente”, diz o presidente.

Lucilene Kalunga, líder quilombola, também comemora. Apesar de residir em Goiânia e não estar entre os que serão vacinados, toda sua família, incluindo mãe e irmãos moram na região e serão vacinados.

Segundo a advogada Vercilene Kalunga, é grande a expectativa pelo inicio da vacinação porque os mais velhos compõem toda a trajetória histórica do território, preserva as informações e, consequentemente, a cultura. “A maior parte do quilombo Kalunga é composto pelo que a gente chama de biblioteca viva do quilombo: os idosos”, destaca.

Segundo o Observatório da Covid-19 nos Quilombos, plataforma online criada pela Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) e pelo Instituto Socioambiental (ISA), até agora foram confirmados 4962 casos de contaminação pelo novo coronavírus em quilombolas no Brasil. Ao todo, foram 210 óbitos.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *