APA DO POUSO ALTO – SEMAD e prefeituras alinham estratégias de gestão integrada no território.
Com foco na integração de ações para o desenvolvimento sustentável da região, a reunião teve a participação de prefeitos (ou representantes) dos seis municípios que integram a APA do Pouso Alto, do ministro Augusto Nardes, do TCU, representantes dos setores rural e ambiental, sociedade organizada, vereadores, empresários, dentre outros.
Roberto Naborfazan ***
Em reunião realizada na última sexta-feira (22/01), em Alto Paraíso de Goiás, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e os municípios que compõem a Área de Proteção Ambiental (APA) de Pouso Alto, discutiram a gestão integrada do território e estratégias para o desenvolvimento sustentável da região nordeste.
A união de esforços do governo do Estado de Goiás, por meio da Semad e dos municípios, tem como finalidade assegurar a implantação de uma agenda propositiva em prol do desenvolvimento sustentável que favoreça o território em torno do turismo, da produção agroecológica, da economia e dos serviços necessários para prosperidade da região, onde está localizada a Chapada dos Veadeiros.
Desse encontro participaram a secretária Andréa Vulcanis; o ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União; prefeitos ou representantes das cidades de Cavalcante, Colinas do Sul, Nova Roma, São João d’Aliança, Teresina de Goiás e Alto Paraíso, além de secretários de meio ambiente e demais representantes de classes ambientais e ruralistas que atuam na área da APA do Pouso Alto.
Durante o evento, a secretária ressaltou a importância da união como forma necessária para o desenvolvimento sustentável. “Não podemos mais privilegiar interesse individuais, sobretudo, não podemos deflagrar as guerras que sempre existiram: ambientalistas de um lado, produtores rurais de outro; economia de um lado, conservação ambiental de outro. É um erro histórico brasileiro e nós só conseguimos construir quando nos dermos as mãos”, pontuou Andréa ao completar “vamos fazer juntos”.
O ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, que tem grande atuação em defesa do produtor rural brasileiro, destacou o trabalho da Semad na gestão ambiental, com mudanças positivas na área de licenciamento ambiental, na gestão de conflitos e, principalmente, no cumprimento da legislação ambiental. “Goiás vai se transformar com uma gestão desse nível. É uma mudança de postura, que faz bem para a produção, mas dentro de um respeito, através do diálogo e do cumprimento da legislação”, qualificou.
Presidente do Sindicato Rural de Alto Paraíso, Gerson Nigel reforçou aos produtores rurais da área abrangida pela APA de Pouso Alto a importância da aproximação entre o sindicato e a secretaria para realizarem suas regularizações dos passivos ambientais. “Nós queremos trazer o produtor rural para a legalidade, acabar com as dificuldades que eles encontram. Por isso, nós convidamos os produtores para que possamos dar esse passo de construção junto com a Semad e solucionarmos essas questões ambientais dos nossos produtores”, afirmou Nigel.
Gestão Integrada
Um dos principais pontos tratados no encontro foi o início do processo de integração das ações entre os municípios que integram a APA de Pouso Alto para o fomento do desenvolvimento sustentável em toda região. O prefeito de Alto Paraíso de Goiás, Marcus Rinco, mostrou-se satisfeito com a reunião. “Com muita alegria e esperança que conseguimos unir municípios da região da APA junto com a Semad. Isso nos fortalece na busca pelo equilíbrio entre desenvolvimento e preservação e, desta forma, nós conseguiremos melhorar a qualidade de vida da nossa população”, assinalou.
Débora Domingues, prefeita de São João d’Aliança, disse que a região possui um grande potencial turístico, cultural, agrícola e fez um apelo a todos os prefeitos que constituem a APA: “Nós temos um grande potencial a ser desenvolvido, precisamos de mais infraestrutura, mais investimentos. Vamos lutar juntos, prefeitos, por um desenvolvimento sustentável, econômico e aliado à preservação ambiental para as próximas gerações”, afirmou.
O prefeito Fernando Paulino, de Colinas do Sul, agradeceu a atenção dada pelo governo e pela secretaria à região da área de preservação. “Da mesma forma que temos hoje o olhar do mundo para a nossa região como uma região que preserva o meio ambiente, nós queremos o retorno, gerando renda para o nosso povo, turismo, e para isso, nós contamos com as políticas públicas ambientais.”
Da cidade de Teresina de Goiás, o prefeito Mano posicionou-se a favor da parceria entre os municípios em prol do desenvolvimento sustentável da região. “A gente sabe que tem que conciliar a questão ambiental com a produção rural, pois todos são importantes para vida da população e coloco nosso município da disposição dessa parceria”, declarou.
***Com dados da ASCOM Semad.