EM MEIO A DOR – Família autoriza doação de múltiplos órgãos e pode mudar as vidas de até 7 pessoas.

Procedimento é realizado no Hospital Municipal de Contagem, na Região Metropolitana de BH.

Por Júlio César Santos**

A morte repentina de um homem de 47 anos trouxe dor para uma família de Contagem. Hideljonas de Amorim sofreu um mal súbito na segunda-feira (26), foi internado inconsciente no Hospital Municipal de Contagem (HMC), e não reagiu mais. Na quinta-feira (29), teve morte cerebral.

Cerca de 20 profissionais estão envolvidos no processo de captação múltipla de órgãos. — Fotos: Assessoria de Imprensa/Hospital Municipal de Contagem

Os parentes comunicaram aos médicos que Hideljonas sempre manifestou o interesse de doar seus órgãos e autorizaram o Hospital a realizar o procedimento.

-Nesta sexta-feira, equipes do Hospital Municipal de Contagem (HMC) e do MG Transplantes realizam a captação múltipla de órgãos. Segundo coordenadora de Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos do HMC, Cláudia Sueli da Rocha, até sete pessoas poderão ser beneficiadas.

“A captação de órgãos é um processo complexo, que segue várias diretrizes para se concretizar e só se inicia após perda completa e irreversível das funções do cérebro”, explicou Cláudia.

Esse procedimento de captação de órgãos é relativamente raro, porque depende de vários fatores. Neste ano, até o momento, o MG Transplantes realizou 227 captações em todo o estado. Cerca de 20 profissionais estão envolvidos no processo de captação múltipla de órgãos.

Em Minas Gerais, 4.517 pessoas aguardam por um transplante. A maior demanda é por rim. São 2.716 pessoas na fila. Além disso, 27 pessoas em Minas aguardam por um transplante de coração.

A ordem de prioridade é baseada em critérios clínicos. Os órgãos captados no Hospital Municipal de Contagem serão destinados a pacientes cadastrados no Sistema Nacional de Transplantes. O MG Transplantes não divulga a lista dos locais onde serão realizados os transplantes.

FONTE: G1 Minas

 

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *