SAÚDE – Recursos depositados não correspondem aos números citados nos ataques feitos em redes sociais contra a prefeitura de Alto Paraíso de Goiás.
Segundo os gestores, pré-candidatos e seus apoiadores usam de má fé politiqueira para tumultuar o sistema de saúde municipal durante a pandemia.
Roberto Naborfazan
A população brasileira conhece bem as artimanhas de políticos, na maioria das vezes ardilosas, nos períodos eleitorais. O jogo é sujo, onde muitos lobos em pele de cordeiros se fazem de “modernos” e “inovadores” para enganar os eleitores; depois que assumem o cargo, a máscara cai, e a face de suas verdadeiras identidades é mostrada.
As eleições municipais de 2020 foram adiadas para os dias 15 e 29 de novembro, mas os pré-candidatos já se movimentam há muito tempo, alguns, desde o fim das eleições de 2016.
Muitos com boas propostas e intenções, vários apenas com a sanha pelo poder.
Em Alto Paraíso de Goiás, município polo da Chapada dos Veadeiros, um dos “palanques” do momento para pré-candidatos e apoiadores são os recursos destinados para o combate ao Covid-19.
Opinam como se fossem formados em economia, medicina e gestão pública. Acusam e não admitem contraditórios, estão acima de qualquer contestação, pois suas posições são sempre baseadas nas verdades que eles mesmos criaram.
O Jornal O VETOR resolveu, diante de tantos questionamentos, fazer um levantamento junto a prefeitura municipal sobre os recursos recebidos e de que forma estão sendo gastos em todas as secretarias. Questionamos também sobre como esses recursos são monitorados e por quem.
Recebemos um Relatório de Repasse de Recursos ‘Recebidos’ para enfrentamento do COVID-19 para a secretaria municipal de saúde com os valores recebidos até o dia 10 de Julho de 2020, como foram gastos e o planejamento para curto prazo. Veja abaixo.
Recursos recebidos do dia 10 de julho para a frente, como os destinados pela portaria 1.666/2020, vinculados a medida provisória nº 940, estão sendo contabilizados e serão divulgados no decorrer da próxima semana. Acompanhe aqui toda a prestação de contas.
A prefeitura municipal informou também que nos próximos dias estará publicando os recursos recebidos e como estão sendo gastos em todas as secretarias.
A nota diz ainda que foi contratado um especialista em gestão hospitalar, com passagem exitosa pela respeitada Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), para auxiliar na gestão de compras e licitações de medicamentos e insumos, visando gerar economia e transparência nas ações.
A secretaria de saúde afirma ainda que a pasta está em conexão direta com o Ministério Público Estadual, atendendo todas as solicitações e esclarecimentos que lhes são requisitadas.
Lastima, no entanto, que pessoas com intuitos políticos, estejam usando um período tão difícil e doloroso para as famílias brasileiras, com doenças, desemprego e arrocho financeiro, para tumultuar o sistema de saúde municipal com mentiras e falácias, visando angariar apoio para suas intenções políticas.
A secretaria de saúde esclarece que existe sim, desde o agravamento da pandemia, um espaço isolado no hospital municipal para atender as pessoas suspeitas de contaminação pela Covid-19, com dois leitos preparados para receber pacientes em estado leve, moderado e grave, sendo que estes últimos poderiam contar com o respirador que já faz parte dos equipamentos do hospital e que foi adquirido um outro, que está para chegar em no máximo dez dias úteis, assim como uma equipe exclusiva, que passou por treinamento especializado, para atender os contaminados.
A secretaria de saúde informou ainda que existe uma ambulância do SAMU, que é compartilhada com outros municípios da região, e que cinco outras ambulâncias são exclusivas do município para esse fim. Segundo a pasta da saúde, essas ambulâncias podem ser utilizadas para remoção de pacientes com COVID-19 que não necessitem de suporte de oxigênio. Já a do SAMU pode ser utilizada por pacientes estáveis que necessitem de oxigênio, caso o paciente esteja em estado grave e com quadro instável, a medida tomada será a que seja encaminhado em ambulância do SAMU vinda de Formosa, com médico e enfermeiro, para acompanhamento, no caso de intercorrência no caminho.
Sobre a falta de plantonistas, a nota esclarece que havia um problema crônico de falta de plantonistas, mas que agora há vários plantonistas, todos com seus pagamentos em dia. Há cinco médicos plantonistas que têm experiência como intenssivistas e totalmente preparados com as técnicas necessárias para intubação de pacientes graves.
Por mensagem de WhatsApp, um pré-candidato a vereador, que pediu para não ser identificado, alegando que as diretrizes de seu partido ainda não permitem manifestações públicas, mas que no momento certo irá reafirmas suas posições; afirma que se sente revoltado com a atitude de alguns pré-candidatos de várias tendências e grupos partidários, que estão usando as redes sociais para espalhar mentiras.
“Tem gente que vem falando que vai fazer diferente, mas entrega oficio para deputado pedindo dinheiro, o deputado assina e a pessoa já fala que conseguiu o dinheiro. Outro recebe uma indicação do deputado de tal valor para o município, e já faz vídeo pedindo explicação do dinheiro. Ninguém sabe nem quando vai chegar, e se vai chegar esse dinheiro. São iguais galinhas cantando antes de pôr ovo.
Mostra o recibo do depósito do dinheiro na conta da prefeitura, ai pode dizer que conseguiu alguma coisa, fora disso é só mais um politiqueiro contando vantagem. Pior ainda é o sujeito, e na hora certa vou mostrar seu nome e sua cara, que esteve envolvido nas falcatruas do dinheiro arrecadado por ONGs fajutas na época do incêndio no Parque Nacional. Nunca prestou conta, se calou e se escondeu, e agora que pedir explicação de um dinheiro que nem na conta da prefeitura está, é só pesquisar de que maneira está sendo pago o dinheiro destinado pelo governo federal. E ainda tem a cara dura de clamar pelo Ministério Público. Tem que chamar é o Ministério Público Federal para ele e a gang dele dar explicação de onde está o alto valor em dinheiro que pegaram de entidades nacionais e internacionais para comprar materiais de combate ao incêndio. Hipócritas. Cadê o sujeito que fiscaliza tudo e processa todo mundo, porque nunca se manifestou sobre isso. É porque gente de seu grupo pode tudo?” questiona o pré-candidato.
Sobre o dinheiro oriundo do governo federal que o pré-candidato cita em seu desabafo, trata-se dos aproximados 900 mil reais destinados, como explicou recentemente o prefeito Martinho Mendes, na Rádio Paraíso FM, para despesas do município, inclusive no combate e prevenção da pandemia, em compensação da redução da arrecadação de impostos em todos os municípios brasileiros, e que está sendo pago em quatro parcelas. Segundo o prefeito, Alto Paraíso de Goiás já recebeu a primeira parcela no valor aproximado de 237 mil reais.