ALARME FALSO – Erro no sistema estadual inclui caso de contaminação por Covid-19 em Alto Paraíso de Goiás.

Mudanças do Sistema RedCap para o Sistema eSUS-VE, da Secretaria Estadual de Saúde, tem gerado dados equivocados e informações inconsistentes e inverídicas que têm causado transtorno para gestores e moradores de vários municípios. Alto Paraíso de Goiás continua sem nenhum caso de contaminação confirmado.

Roberto Naborfazan

A população de Alto Paraíso de Goiás ficou alarmada na tarde desta sexta-feira, 08, com a notícia veiculada por portais de notícias de grande alcance, como o G1, apontando um caso confirmado de contaminação por Covid-19 no município.

A notícia se espalhou pelas redes sociais, gerando desconforto na comunidade, e dando margem a fake news de que a Secretaria Municipal estaria omitindo informações sobre a real situação da pandemia.

A reportagem do jornal O VETOR entrou em contato com a gerente do setor de endemias do município, Cleuza de Paula, e também com a secretária de saúde, Cleonice Rodrigues, que relataram haver acontecido um erro no Sistema eSUS-VE, da Secretaria Estadual de Saúde, que foi  divulgado pela Superintendência Estadual de Vigilância em Saúde/Gerência de Vigilância Epidemiológica, incluindo um caso de contaminação por Covid-19 em Alto Paraíso de Goiás, durante o relatório diário do órgão estadual.

“Estamos trabalhando com muito zelo e transparência a frente da secretaria municipal de saúde de nosso município. Publicamos diariamente Boletim Informativo com todos os dados sobre se há casos suspeitos, aguardando resultado, descartados e em observação. Reafirmamos que não há em nossa cidade nenhum caso confirmado, e muito menos de óbito. Repudiamos qualquer insinuação de que poderíamos estar ocultando informações, visto que, além de ser crime, não é a maneira de agir de nossa gestão. Lamentamos que essa mudança de sistema, que deveria ser nossa base de comunicação com a sociedade, transmita notícias inverídicas, gerando tumulto em momento já tão conturbado como esse que estamos enfrentando”, desabafou a secretária Cleonice Rodrigues.

Cleonice Rodrigues aponta ainda que, neste mês de maio, o município não teve nem mesmo a apresentação de caos suspeitos. O próprio Boletim Informativo publicado hoje, dia 08, pela secretaria Municipal de Saúde de Alto Paraíso de Goiás, já mostra que os números apresentados pelo órgão estadual estão incorretos.

Boletim Informativo desta sexta-feira, 08, da Secretaria de Saúde mostra que não há nenhum caso confirmado em Alto Paraíso de Goiás.

Segundo informações repassadas por secretários de saúde de várias localidades, a troca do Sistema REDCAP para o Sistema eSUS-VE, no qual se norteia a Secretaria Estadual de Saúde, tem complicado o trabalho no setor da saúde de muitos gestores.

Apontam que municípios como Uruaçu e Rio Verde, entre outros, já tiveram números de caos divulgados de forma inconsistentes e divergentes com os dados reais de suas pastas. Veja abaixo esclarecimento feito pela secretaria de saúde de Rio Verde, município da microrregião sudoeste de Goiás.

Dados inconsistentes provocaram desgastes também em Rio Verde

O dado incorreto publicizado pelo Sistema da Secretaria Estadual de Saúde além de alarmar a população de Alto Paraíso de Goiás e municípios vizinhos, provocou desgastes desnecessários no relacionamento de confiança que a população tem nos dados apresentados pelo município.

“É inadmissível que em plena pandemia, com confinamento obrigatório, o medo e o estresse a flor da pele; o órgão oficial da secretaria de saúde do estado saia divulgando um relatório irresponsável, inverídico, sobre casos confirmados em cidades que, com muita responsabilidade, vem cumprindo com o seu papel, com o seu dever, orientando, informando e a todo custo, com muito sacrifício, protegendo o mais valioso do seu município – as pessoas – solte na imprensa informações dessa natureza; é preciso respeitar o trabalho árduo de cada prefeita (o) e divulgar a verdade! Em Alto Paraíso de Goiás não há até o presente momento nenhum caso confirmado; graças a Deus!!!”, declarou o prefeito Martinho Mendes da Silva.

Por Volta das 20:00 horas desta mesma sexta-feira, 08, a Secretaria Municipal de Saúde de Alto Paraíso de Goiás emitiu a seguinte Nota;

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com o COES/COVID-19, ESCLARECE à comunidade de Alto Paraíso de Goiás/GO, que NÃO há nenhum caso de COVID-19 no Município.

Devido à problema ocorrido no Sistema eSUS-VE, o Resumo dos dados de COVID-19, expedido nesta data pela Superintendência Estadual de Vigilância em Saúde/Gerência de Vigilância Epidemiológica, apresentou equivocadamente 01 (um) caso de coronavírus em Alto Paraíso de Goiás/GO.

A Secretaria Municipal de Saúde, imediatamente após tomar conhecimento da publicação equivocada, manteve contato com a Superintendência Estadual de Vigilância em Saúde/Gerência de Vigilância Epidemiológica, pedindo a retificação dos dados e a retratação da informação, deste modo, a correção dos dados no Sistema eSUS-VE foi realizada e a informação equivocada não estará presente no próximo Resumo dos dados de COVID-19, prevalecendo a realidade de 00 (zero) casos de coronovírus em Alto Paraíso de Goiás/GO.

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *