CHAPADA DOS VEADEIROS – Com apoio de Lincon Tejota, região pode sediar Geoparque Mundial da Unesco.

Proposta está sendo realizada pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Patrimônio Geológico da UFG. Nos últimos 10 anos, o turismo na Chapada dos Veadeiros cresceu 300%. Esse número representa o potencial gigante da região para o desenvolvimento do Estado de Goiás.

O Estado de Goiás pode ser o 2º Geoparque da Unesco no Brasil. Essa é a proposta da coordenadora do Curso de Geologia e professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Joana de Paula Sanchez. Na manhã desta terça-feira (21), a professora e o jornalista, estudante de geologia na UFG, Juca Vasconcelos, estiveram com o vice-governador Lincoln Tejota para apresentar o projeto que insere Goiás na Rede Mundial de Geoparques da Unesco.

O vice-governador Lincon Tejota acredita que o Governo de Goiás deve atuar para que a população encontre oportunidades de progredir nos municípios onde vivem. Foto:Jota Euripedes

Nos últimos 10 anos, o turismo na Chapada dos Veadeiros cresceu 300%. Esse número representa o potencial gigante da região para o desenvolvimento do Estado de Goiás. Diante disso, a professora Joana Sanchez deu início ao projeto, junto com o Grupo de Pesquisa e Extensão em Patrimônio Geológico da UFG, para tornar o Parque Nacional em um dos Geoparques Mundiais da Unesco.

Oito municípios goianos seriam beneficiados com as estratégias de desenvolvimento socioeconômico regional: Alto Paraíso de Goiás, Campos Belos, Cavalcante, Colinas do Sul, Monte Alegre de Goiás, Nova Roma, São João D’Aliança e Teresina de Goiás.

O vice-governador acredita que o Governo de Goiás deve atuar para que a população encontre oportunidades de progredir nos municípios onde vivem. “A parceria com a UFG irá empoderar as ações do nosso governo. Estamos em sintonia. Temos um projeto de desenvolvimento para Goiás, com muita responsabilidade, assim como esse projeto dos geólogos da universidade federal”, afirmou Lincoln Tejota.

O objetivo de incorporar a Chapada dos Veadeiros à Rede Mundial de Geoparque é expandir o desenvolvimento, ao mesmo tempo em que garante a sustentabilidade e conservação do patrimônio geológico excepcional.

Uma das estratégias propostas pela professora Joana Sanchez é impulsionar atividades formativas e educativas em todos os níveis acadêmicos, relacionando as ciências da Terra e Meio Ambiente, para gerar consciência de questões essências para a humanidade.

“Eu acredito que é possível falar de desenvolvimento e sustentabilidade no mesmo projeto. O processo requer compromissos firmes e parcerias coesas. Vamos unir a expertise dos pesquisadores da UFG e o respaldo do Governo para que, além do desenvolvimento estratégico, possamos envolver toda a comunidade local na proteção do patrimônio geológico da Chapada dos Veadeiros”, afirmou o vice-governador.

Alto Paraíso de Goiás

Martinho Mendes e Moisés Nunes com o presidente da Goiás Turismo, Fabricio Amaral e Estevão Reis da Sectur- DF. Ações para a Chapada dos Veadeiros.

O turismo é, sem dúvidas, a força que move o meio empresarial na Chapada dos Veadeiros. Alto Paraíso de Goiás é o município polo, o anfitrião para os visitantes oriundos de todas as partes do Brasil e do mundo. Por isso, o prefeito Martinho Mendes determinou ao secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico – Sectur, Moises Nunes Neto, que busque parceiros, nos setores públicos e privados, e isso tem contribuído para esse crescimento fabuloso do turismo regional.

São parcerias que levam as potencialidades da região a várias partes do Brasil e do mundo. Através de parceria com a Secretaria de Turismo do DF, Alto Paraíso de Goiás se integrou, por exemplo, ao Programa Brasil Stopover em Brasília, um parceria entre o Governo de Brasília e a companhia aérea portuguesa TAP, que permitirá que o passageiro oriundo de Portugal possa ficar até cinco noites em Brasília sem aumento do preço da passagem. Pela proximidade e por suas belezas naturais, Alto Paraíso de Goiás ficará com uma fatia desse mercado.

Outra importante iniciativa vinda de parcerias foi a 1ª Oficina de Regionalização do Turismo da Chapada dos Veadeiros, realizada em Alto Paraíso de Goiás. Essa Oficina foi um dos primeiros passos para que a região da Chapada dos Veadeiros fosse contemplada no Programa Investe Turismo, do Ministério do Turismo, possibilitando receber parte do investimento inicial de R$200 milhões, que será aplicado em ações de marketing e melhorias de infraestrutura e serviços para recepcionar os visitantes dos municípios de Alto Paraíso de Goiás e Cavalcante.

Nessa luta para conquistar novos espaços e mostrar a Chapada dos Veadeiros para o mundo, a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Alto Paraíso de Goiás trabalhou nos últimos anos em ações como o enquadramento do município no mapa do turismo brasileiro (categoria B), se tornou o município com o maior índice de enquadramento no Cadastur pelo Ministério do Turismo,inseriu publicação do destino Chapada dos Veadeiros na revista de bordo da companhia aérea portuguesa TAP, inseriu publicação do destino Chapada dos Veadeiros no caderno de turismo do jornal o Globo, inseriu participação do destino Chapada dos Veadeiros no programa Pé na estrada, da Ana Maria Braga, na Rede Globo, trabalhou pela melhoria da Internet na região, conquistando a tecnologia 4G para algumas operadoras, entre outras diversas ações que contribuem para divulgar as potencialidades turísticas da Chapada dos Veadeiros.

Seguindo a linha de qualificação de pessoal, a prefeitura de Alto Paraíso de Goiás, através da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, acaba de assinar convênio com o Ministério do Turismo para oferecer curso de língua Inglesa e espanhola para trabalhadores do setor turístico, como guias e condutores. O curso terá duzentas e dez vagas, sendo 70% para língua inglesa e 30% para língua espanhola.

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *