CRENÇAS – Abrir guarda-chuva dentro de casa pode dar azar?

Em algum momento da vida você já ouviu alguém falar que abrir guarda-chuva dentro de casa dá azar. Essa crença também vale para outros ambientes fechados com teto.

De onde surgiu essa superstição?

A ideia de que quebrar espelho dá azar possui algumas possíveis origens. Separamos três (3) dessas hipóteses para você entender melhor essa superstição:

Objeto perigoso

Os guarda-chuvas na era vitoriana na Europa eram muitas vezes feitos de forma não cuidadosa e com matéria prima muito rígida, como madeira e metais rudimentares que acabavam tendo as pontas das hastes muito agudas que poderiam machucar quem estivesse por perto, muitas vezes acabando com alguém cego ou objetos quebrados.

Caso ninguém se machucasse ainda resultaria em uma pequena discussão por conta do perigo que foi colocado dentro da residência. O que poderia resultar em um clima ruim.

Funerais

Quando o guarda-chuva começou a chegar na Europa eram comumente usados por membros da igreja católica. Na maioria das vezes usado durante serviços religiosos feitos em ambientes abertos como funerais e enterros, e por conta da chuva eles abriam o guarda-chuva.

O que para muitos daria para o objeto uma imagem de mau sinal, pois estava sempre aberto quando alguém morria. Então abrir dentro de casa era como um agouro de morte.

Egito Antigo

Existe uma referência ao ato de abrir guarda-chuva como algo ruim desde a época dos faraós egípcios. A realeza usava esses guarda-chuvas ou sombrinhas para bloquear e se proteger da luz solar.

E como o sol está enraizado na cultura e mitologia egípcia muitos súditos acreditavam que o objeto era algo especial e sagrado pois era um elo de ligação entre os faraós e o Deus Sol. Então o ato de abrir o objeto dentro de casa onde não tem luz solar era como uma ofensa as divindades.

Você já abriu um guarda-chuva dentro de casa? Teve azar? Muitos dos nossos leitores evitam esses tipos de acontecimentos quando fazem apostas como no jogo do bicho, também conhecido como deu no poste.

 

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *