AGRICULTURA FAMILIAR – A força dos alimentos orgânicos na Chapada dos Veadeiros.
Incentivo aos pequenos produtores com cessão de maquinários para auxilio no preparo da terra, criação do espaço para a feira da Agricultura Familiar e a aquisição dos produtos para a merenda escolar são alguns dos itens que levaram o prefeito de Alto Paraíso de Goiás, Martinho Mendes da Silva, a receber o prêmio “Prefeito Amigo da Agricultura Familiar”, da FGM.
Roberto Naborfazan
Conhecida mundialmente por suas belezas naturais, a Chapada dos Veadeiros é também um grande celeiro de alimentos orgânicos do estado, particularmente, o município de Alto Paraíso de Goiás, onde a equipe de governo, comandada pelo prefeito Martinho Mendes da Silva, incentiva a produção realizada pela agricultura familiar.
A união com os vereadores, que buscam emendas através de deputados e senadores a quem deram apoio nos pleitos eleitorais, possibilitam a aquisição de maquinários para a frota municipal, que por sua vez, são cedidos para auxiliar no trabalho de preparação do solo, aumentando a cada ano o volume de produtos alimentícios colhidos e distribuídos no município.
São atendidas demandas de auxílio no plantio em todas as regiões do município. Produtores que têm suas glebas nas regiões dos assentamentos Ezuza e Silvio Rodrigues, distrito do Moinho, Sertão, Bom Sucesso, Campo do Meio e Pé de Serra, estão entre os que são beneficiados todos os anos, com ou sem contrapartida.
São mais de trezentas famílias produzindo alimentos na agricultura familiar, com apoio da prefeitura, através da secretaria municipal de meio ambiente e agricultura sustentável. A presença da Agricultura Familiar na alimentação escolar em Alto Paraíso de Goiás já levou a Cooperativa Frutos do Paraíso, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, ao primeiro lugar no Estado de Goiás, em 2018, dentro do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que tem acrescido alimentos limpos e saudáveis provindos da área rural do município ao cardápio elaborado por nutricionistas. Isso gera saúde coletiva, tanto dos agricultores, quanto dos alunos e trabalhadores da rede municipal de ensino.
O município também tem mantido a compra de, em média, 30% do valor do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) da agricultura familiar.
Em 2018 e em 2019 também entrou no Cardápio Frutas Nativas do Cerrado, resgatando raízes locais, reconhecendo o grande valor nutricional destas frutas, tema da Pós-Graduação à UnB Cerrado da Nutricionista Claudia Lulkin.
Além disso, a Prefeitura está mantendo uma Horta que propicia verduras todas as segundas-feiras para todas as escolas municipais e também para a Escola Francisquinho, além de servir como orientação aos alunos da rede municipal de ensino sobre a importância da Agricultura Familiar no fortalecimento da economia e em sua alimentação diária.
Os alimentos produzidos pelos pequenos produtores, além de serem servidos na mesa das famílias desses trabalhadores, são vendidos aos domingos na Feira da Agricultura Familiar, em espaço reformado e cedido pela prefeitura, na Praça do Artesão, ao lado do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), no centro da cidade.
Esse espaço recebe, além dos agricultores familiares, artesãos, apicultores, raizeiros, expositores de comidas vegetarianas e veganas, artistas circenses, cantores, cantadores e instrumentistas, além dos tradicionais pasteis, salgados e caldo de cana.
Em vídeo, com roteiro de Roberto Naborfazan e produção de imagens e áudio de Bernardo Silva, os expositores e trabalhadores na Feira da Agricultura Familiar externam sua gratidão pelo apoio e incentivo dado pelo prefeito Martinho Mendes e toda a sua equipe de secretários. Assista o vídeo:
Todo esse trabalho ganhou o reconhecimento da Federação Goiana de Municípios, que, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e outras entidades de classe ligadas à agricultura familiar, entregou ao prefeito Martinho Mendes da Silva, no dia 30 de maio último, durante a 17ª edição da “Agro Centro-Oeste Familiar”, no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, o prêmio “Prefeito Amigo da Agricultura Familiar”.
Nesse projeto, somente quinze, dos duzentos e quarenta e seis municípios goianos, alcançaram a pontuação máxima.