Seagro e UFG levam benefícios

Produtores Kalunga são orientados pela engenheira agronôma da Seagro Edna Rosa

Comunidade Kalunga

Karine Rodrigues*

A integração de comunidades quilombolas dos municípios de Monte Alegre, Cavalcante e Teresina de Goiás, o plantio de batatas fortificadas e pimentas, além da distribuição de kits de sementes de hortaliças para 90 famílias que participam do Programa Horta Comunitária, foram objeto de programação desenvolvida pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação e a Universidade Federal de Goiás (UFG) na localidade do Engenho – comunidade Kalunga de Cavalcante. A promoção teve a participação da supervisora de Desenvolvimento Sustentável de Comunidades Étnicas da Secretaria, Sandra Regina Martins, e da engenheira agrônoma e técnica do órgão Edna Rosa.
O plantio das batatas e das pimentas foi realizado em uma unidade demonstrativa que servirá de modelo para as demais propriedades da região. Foram plantadas cinco variedades de batatas e três variedades de pimentas. O reitor da UFG, Edward Madureira e a professora Maria Clorinda Fioravante, além de alunos dos cursos de Veterinária, Direito e Agronomia, participaram da programação.
Além do plantio houve também um painel sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em que foram discutidos aspectos da comercialização e o aumento da produção agrofamiliar para venda do excedente produzido para o programa. Os técnicos que estiveram no Engenho fizeram um mapa dos principais itens produzidos pelas famílias locais e que já são comercializados no PNAE.
*(Comunicação SEAGRO)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *