ARTE E CULTURA – Projeto “Palhaças na Chapada” apresenta “Bem-te-Vida Marmotta”
Cia Palhaça Sem Lona apresenta espetáculo em Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, São Jorge e Colinas do Sul.
O mês de março chegou com muita alegria e risadas na região da Chapada dos Veadeiros. É quando serão realizadas quatro apresentações do espetáculo “Bem-te-Vida Marmotta”, da Cia Palhaça Sem Lona, de Alto Paraíso de Goiás.
O espetáculo faz parte do projeto “Palhaças na Chapada”, contemplado pelo Prêmio Funarte para circulação de Espetáculos Circenses/2018, que compõe ainda a apresentação de outro espetáculo circense, “Super Everline – A Missão”, do grupo MeroAcidente! Palhaçaria, de Joinville/SC, também com quatro apresentações, desta vez nas cidades de Joinville e Canelinha/SC, em abril.
Todas as apresentações serão gratuitas e são fruto de uma parceria entre as atrizes/palhaças Bia Alvarez e Lia Motta. Os espetáculos solo são baseados na linguagem circense da palhaçaria. “O palhaço quer estar junto, quer se relacionar, e esse é o tipo de espetáculo que consegue chegar mais perto do público que habita o interior do Brasil, que recebe poucas atrações teatrais. Espero que seja para o público uma experiência afetiva, pois a Chapada dos Veadeiros é o lugar que eu escolhi para viver. É uma forma de devolver para este lugar tudo o que ele me oferece, celebrando o que eu tenho de mais precioso na minha vida, a palhaçaria, a existência deste lugar e das pessoas que aqui vivem”, declara Lia Motta.
Para Bia Alvarez, a expectativa com o projeto é executar uma circulação ampla em dois estados brasileiros, abrangendo o maior número possível de pessoas, fortalecendo a difusão de arte pública e gratuita para todos. “Importante encontrar o público, afetar e ser afetado, compartilhar a arte da palhaçaria com o público. A palhaça fala de temas por vezes espinhosos, toca o dedo na ferida de forma leve, por isso é importante em tempos de cólera que possamos rir e nos olhar enquanto humanos que somos”, conclui Bia.
Sinopse
Bem-te-Vida Marmotta é um espetáculo solo de palhaça livremente inspirado na obra Memórias Inventadas, as infâncias de Manoel de Barros. A Palhaça Marmotta aporta em um novo lugar acompanhada de seu companheiro Tumtum. Juntos eles buscam um lugar especial onde Tumtum possa ganhar a sua liberdade de volta. Diante da separação anunciada, Marmotta revive memórias e busca na relação com o público a força que precisa para cumprir a sua missão. Um espetáculo cômico e delicado sobre o que nos torna humanos. Um brinde ao ridículo de nós mesmos!
Ficha técnica do Projeto Palhaças na Chapada
Realização e Produção: Bia Alvarez e Lia Motta , Gestão do Projeto: Essaé Produções
Designer Gráfico: Mariane Denegredo – Assessoria de Imprensa: Santa Cultura Comunicação Criativa
Programação
Cidade – Alto Paraíso de Goiás – Quando: dia 14/03 (quinta-feira) Horário: 17 horas – Local: Praça do Artesão
Cidade – Cavalcante – Quando: dia 15/03 (sexta-feira) – Horário: 19 horas
Local: Praça coberta
Cidade – Distrito de São Jorge (alto Paraíso de Goiás) -Quando: dia 16/03 (sábado)
Horário: 17 horas – Local: Praça da Cultura de São Jorge
Cidade – Colinas do Sul – Quando: dia 22/03 – Horário: 10 horas Local: Quadra coberta
Elenco, direção e profissionais envolvidos.
Atriz/Palhaça: Lia Motta/Marmotta – Direção: Fernanda Beppler – Orientação e Dramaturgia: Ésio Magalhães – Adereços: Clarice Feres – Cenografia: Carlos Alexandre e Lia Motta – Figurino: Ceciliana Aires – Trilha sonora: Gustavo Finkler
Lia Motta/Palhaça Marmotta: Palhaça, atriz e produtora cultural. Graduada em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Pesquisa a linguagem do palhaço desde 2004. Possui formação de palhaço com os mestres: Sue Morrison (Canadá), Ivan Prado (Espanha), Pepe Nuñes (Espanha), John Mowat (Inglaterra), Ésio Magalhães (Campinas), Aziz Gual (México), As Marias da Graça(RJ), Fiorela Kollman (Peru), Adelvane Néia (SP) e Lili Cúrsio (Argentina), Leris Colombaione (Itália), PhillipeGaulier (França). Como palhaça é apoiadora da organização Internacional Pallasos em Rebeldia, onde atuam em territórios de conflito por todo o mundo. É realizadora da Mostra Tua Graça Palhaça, um encontro internacional de mulheres palhaças que acontece em Porto Alegre/RS. Foi ministrante das aulas no Curso Território do Riso, projeto de formação continuada na cidade de Balneário Camboriú/SC, curso aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú. É diretora do espetáculo Avoando e Cantando e Seguindo o Coração, da Cia As Maraeadas, de Balneário Camboriú/SC. Atualmente reside em Alto Paraíso de Goiás/GO.
Duração: 50 minutos – Classificação indicativa: livre