1º EMPREGO: Governo de Goiás abre 5 mil vagas para o Programa Jovem Aprendiz
Programa Aprendiz do Futuro vai ofertar 5 mil vagas no estado de Goiás para adolescentes de 14 e 15 anos. Os contratados terão acesso a uma bolsa auxílio, além, de diversos outros benefícios.
Roberto Naborfazan
O governador Ronaldo Caiado, ao lado da presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, anunciou no dia 29 de julho a abertura de 5 mil vagas do Programa Aprendiz do Futuro, em evento no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia.
As inscrições para o Programa começaram no dia 1º de agosto e vão até domingo, dia 15.
A ideia do programa é possibilitar aos adolescentes a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho de forma registrada. Além de contribuir para a permanência na escola.
Podem participar adolescentes com 14 e 15 anos, matriculados na rede pública de ensino (fundamental ou médio) ou como bolsistas na rede particular.
Além disso, é necessário estar em condição de vulnerabilidade social, ou seja, estar inserido na classe de renda mais baixa, renda familiar de até 2 salários mínimos.
Vale lembrar que o programa preza pela inclusão social, com isso, 5 a 10% do número total das vagas é destinado às Pessoa com deficiência – PCD (sem limite de idade).
Os adolescentes selecionados serão contratados para aprendizagem profissional em órgãos estaduais e passarão por cursos de qualificação técnica, voltada ao mercado de trabalho, e terão o desempenho escolar acompanhado.
Além do salário do programa, no valor de R$ 516,66, eles terão direito a vale-alimentação no valor de R$ 150, vale-transporte, 13º salário, seguro de vida e uniforme.
O Aprendiz do Futuro visa ainda contribuir para a formação e qualificação técnico-profissional destas pessoas. Por isso, os cursos oferecidos estão entre as principais demandas do mercado e as disciplinas escolares básicas, como português e matemática, serão reforçadas.
Cronograma do Aprendiz do Futuro
1ª etapa: As inscrições serão realizadas de 1º a 15 de agosto;
2ª etapa: Classificação Interna de 16 a 25 de agosto;
3ª etapa: Divulgação do Resultado dia 30 de agosto;
4ª etapa: Prazo para entrar com recurso contra o resultado divulgado de 31 de agosto a 1º de setembro;
5ª etapa: Divulgação dos recursos e resultado final 03 de setembro,
6ª etapa: Convocação dos Selecionados no período de 06 a 10 de setembro.
Inscrições no Programa Aprendiz do Futuro
Os adolescentes interessados em participar terão que realizar, até 15 de agosto, a inscrição virtual e gratuita diretamente no Site do Programa https://aprendizdofuturo.org.br/.
Todas as informações prestadas durante a inscrição terão que ser comprovadas posteriormente durante a entrega da documentação.
Para maiores informações, entre em contato com a organização do programa através do telefone: 0800-494-1052. Leia o Edital
O projeto do Governo de Goiás, desenvolvido por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), tem como objetivos a promoção da inclusão social, aumento na renda familiar, melhoria na qualidade de vida e garantia da permanência do jovem na escola.