17 ODS – Projeto Alto Paraíso Sustentável já é realidade.

Após audiência com Marconi Perillo, prefeito de Alto Paraíso, Martinho Mendes, e comitiva, participaram de reunião com Jacqueline Vieira, da Secima, com quem debateram importantes pontos do Projeto Alto Paraíso Sustentável, baseado nas metas do milênio e nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Instalação de unidade do Corpo de Bombeiros, reforço no policiamento, unidades habitacionais com energia renovável e coleta de esgoto com tratamento anaeróbio são algumas das ações já em andamento que visam transformar o município em modelo de sustentabilidade para o mundo.

Roberto Naborfazan

Jacqueline Vieira, Martinho Mendes, Marlon Bandeira, vereadores e secretários de Alto Paraíso em reunião no Centro Administrativo Pedro Ludovico Teixeira.

Convocado para audiência com o governador Marconi Perillo no Palácio das Esmeraldas, na terça-feira, 17, o prefeito de Alto Paraíso de Goiás, Martinho Mendes da Silva, apresentou as demandas mais urgentes de seu município e também reafirmou o compromisso de ser parceiro do estado na execução do Projeto Alto Paraíso Sustentável, baseado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) debatidos na Organização das Nações Unidas (ONU), que devem ser implementados por todos os países do mundo durante os próximos 15 anos, até 2030. (Conheça aqui os 17 objetivos; https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2015/09/Portuguese-SDG-Icons-11.jpg ).

Martinho Mendes convidou para acompanha-lo na audiência, além do vice-prefeito, Marlon Bandeira, as secretárias da Ação social, Maiuza Leite, da saúde, Bruna Mara, do Turismo, Andreia Lopez, da educação, Lícia Mary Oliveira, os secretários de administração e finanças, Leonardo de Carvalho, do esporte, Vitor Tarallo, e o presidente da Câmara de vereadores, Pastor Marlony Bernardes, que por sua vez convidou seus pares. Seis vereadores o acompanharam: Zé Nego, Tito, Uedison, Claudiomar, Serginho e Canela.

Pastor Marlony, Maiuza Leite, Martinho Mendes e Jacqueline Vieira.

Todos os convidado saíram da sala de audiências no décimo andar do Centro Administrativo Pedro Ludovico Teixeira convictos de que Marconi Perillo está realmente empenhado em transformar Alto Paraíso na primeira cidade sustentável do Brasil, autorizando, inclusive, as primeiras ações nesse sentido.

Peça fundamental na elaboração e execução desse projeto, a superintendente executiva para o meio ambiente e recursos hídricos da Secretaria das Cidades e Meio Ambiente (Secima), Jacqueline Vieira, recebeu toda a comitiva para uma reunião de debates e esclarecimentos sobre o assunto.

De forma didática, Jacqueline frisou que os 17 ODS são politicas públicas que as prefeituras devem fazer, mas que, no mundo todo, nenhuma faz como um todo, eventualmente se realiza um ponto ou outro. A superintendente aponta como uma das principais dificuldades da implantação dos objetivos mundo afora é a união dos três principais setores: O econômico, o social e o ambiental. “Em Alto Paraíso estamos acrescentando mais um elemento, o cultural, porque quem é que faz o município de Alto Paraíso ser o que ele é? As pessoas que moram lá, as pessoas que foram morar lá, os administradores que passaram por lá, essas pessoas é que fizeram Alto Paraíso ter o aspecto que tem. Então para nós é importante a integração com as pessoas, por isso vamos realizar novos seminários voltados tanto para os alternativos, quanto para a comunidade nativa, para que tenham mais conhecimentos sobre o projeto e venham dele participar”. Apontou Jacqueline.

Prefeito Martinho Mendes destaca itens de seu Plano de Governo para o município focados na sustentabilidade.

Após detalhar cada um dos 17 objetivos, Jacqueline Vieira afirmou que o governador Marconi Perillo determinou que várias secretarias de governo trabalhem em conjunto para, em parceria com a prefeitura e a sociedade organizada, atuar na implantação e andamento do Projeto Alto Paraíso Sustentável. “O governador convocou uma reunião com todas as secretarias para debater esse projeto. O secretário Vilmar Rocha me incumbiu de apresentar a correspondência desses objetivos com as secretarias de governo, e a mesma coisa, dentro do acordo de cooperação, também estará na sinergia que o governo de estado tem com a prefeitura do município. Essa é uma prerrogativa diferenciada que só acontece com Alto Paraíso, exatamente por causa do trabalho conjunto dos envolvidos na transformação do município em modelo de cidade sustentável” esclareceu a superintendente.

Autoridades do executivo e do legislativo Alto-Paraisense na reunião com Jacqueline Vieira.

Aproveitando o debate sobre o tema com a presença da maioria dos vereadores do município, o prefeito Martinho Mendes lembrou que na elaboração do Plano de Governo para o município, no qual a população se baseou para o eleger, já havia a preocupação com temas relativos aos apontados pelos 17 ODS, citando alguns parágrafos  dos principais eixos do referido Plano de Governo. O prefeito também relatou aos vereadores os pontos debatidos sobre o tema com as secretarias de governo do estado envolvidas no Projeto.

Sobre o envolvimento de entidades da sociedade organizada e, especificamente, sobre a participação do líder espiritual Prem Baba e da Awaken Love, a superintendente esclareceu que há um acordo de cooperação entre o governo do estado, a prefeitura municipal e a associação Awaken Love. No entanto, o prefeito Martinho Mendes tem a visão de que esse processo precisa ser ampliado, visto que existem no município outras associações que não tem o mesmo porte e nem a capilaridade (relacionamentos com agentes públicos e privados em várias esferas e em vários países) como o grupo do Prem Baba, mas estão há muito tempo na região e merecem ser ouvidas. A prefeitura sugeriu então a criação do Conselho Consultivo Municipal, que vai permitir a participação de entidades como Igrejas e associações de todos os segmentos religiosos, sindicatos, associações comerciais, enfim, todos que quiserem participar terão voz através desse conselho consultivo.

Deputado Iso Moreira e autoridades de Alto Paraíso na ante-sala do governador Marconi Perillo antes da audiência.

O vereador Claudiomar questionou, para fins de esclarecimento junto a comunidade, qual a participação do Prem Baba nesse projeto, Jacqueline Vieira esclareceu que “a associação Awaken Love está ombreando esse projeto junto com os governos do estado e do município, o envolvimento pessoal do Prem Baba é muito importante, já tem pessoas contratadas pela associação Awaken Love trabalhando esse projeto dentro do território. O que precisamos deixar claro é que o Prem Baba e a Awaken Love estão nesse projeto como parceiros e atuam oferecendo suporte técnico e também na captação de novos parceiros que possam oferecer seus conhecimentos nas áreas especificas dentro dos 17 ODS. Não há repasse de recursos” Frisou a superintendente.

Martinho Mendes lembrou que tanto a participação do Prem Baba como de outros que se colocarem a disposição de colaborar com estado e o município no projeto, estarão inseridos no decimo sétimo objetivo, que diz – Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável –  “Esses parceiros estarão oferecendo seus conhecimentos técnicos para implementarmos ações dentro dos 17 ODS. As unidades habitacionais do Setor Novo Horizonte, com energia renovável (placas fotovoltaicas) e a coleta de esgoto no sistema anaeróbio já se inserem nesses objetivos, se o governador fizer a duplicação da GO 118 no perímetro urbano, é ODS dentro de infraestrutura, instalação de unidade do Corpo de Bombeiros Militares, que só se constrói em cidades com mais de cinquenta mil habitantes, e hospedagem de trinta alunos/soldados da Polícia Militar em Alto Paraíso, com o compromisso de que parte desse contingente fique na região após a conclusão do curso, é segurança, é ODS, então é preciso que nossa comunidade fique atenta à essas ações que já estão acontecendo graças ao projeto Alto Paraíso Sustentável”, lembrou o prefeito.

Outro ponto bastante debatido entre as autoridades de Alto Paraíso, lideradas pelo prefeito Martinho Mendes, e a superintendente da Secima, foi a questão da água potável. Segundo Jacqueline Vieira, a Saneago já foi acionada e fará diversas ações imediatas no sentido de fiscalizar a captação irregular de água, conscientizar e fazer parcerias com produtores que moram próximos ás margens dos rios, trabalhar o projeto cultivando água boa, inserido no contexto das 17 ODS. Então o governo do estado e a prefeitura municipal agirão com ações de advertência e educativas, buscando o melhor para cada setor e também ter êxito nesse importante projeto.

Forte presença na administração de Martinho Mendes, secretariado feminino acompanhou o prefeito na audiência. Na foto com o deputado Iso Moreira e Jacqueline Vieira.

Também foram levantados durante a reunião temas como o agronegócio, a participação dos grandes produtores na questão das reservas legais, o diálogo constante com o Sindicato Rural, a participação efetiva da Câmara de vereadores no trabalho de esclarecimento, conscientização e participação da comunidade como um todo, em especial a comunidade nativa. Tanto o presidente da Câmara , Pastor Marlony, quanto os vereadores, se colocaram a disposição em atuar nesse sentido.

No resumo, o Projeto Alto Paraíso Sustentável é uma realidade, já está acontecendo e conta com o apoio e trabalho incessante do governador Marconi Perillo, do prefeito Martinho Mendes, do Prem Baba e suas equipes, além da participação efetiva de vários outros segmentos da sociedade organizada.

Lembrando também que a deputada federal Magda Mofatto e o deputado estadual Iso Moreira acompanharam Martinho Mendes e comitiva na audiência com o govenador.

O jornalista de O VETOR, que acompanhava a comitiva, teve seu material de trabalho retido pela assessoria do govenador e não pôde acompanhar a audiência. Mesmo assim, como é de interesse da comunidade, seguimos fazendo nosso trabalho com coerência e persistência.

 

 

Share

Um comentário em “17 ODS – Projeto Alto Paraíso Sustentável já é realidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *